quinta-feira, 10 de maio de 2012

Certos alimentos podem viciar como droga causando obesidade

Certos alimentos podem viciar como droga causando obesidade

Comidas junk food como hambúrguer, bacon ou salsicha viciam como a heroína ou a cocaína. Cientistas do Scripps Research Institute, na Flórida, Estados Unidos, provaram com testes feitos em ratos que a compulsão por alimentos gordurosos funciona como um vício em drogas e é muito difícil de ser combatida: mesmo sabendo que receberiam dolorosos choques elétricos, os animais preferiam não parar de comer. E, privados dos alimentos gordurosos, preferiram passar fome a comer salada e alimentos saudáveis.

A ingestão dos alimentos gordurosos causou ainda mudanças neuroquímicas no cérebro, semelhantes às causadas pelo consumo de drogas em cérebros humanos. O estudo mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer, além de superestimuladas, deterioravam-se gradualmente à medida que o consumo dos alimentos gordurosos fosse aumentando. Essas regiões passaram a responder cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.

Certos alimentos podem viciar como droga causando obesidade


A descoberta mostra que certos alimentos podem desencadear a compulsão por comida e a obesidade também em humanos, levando a uma forma de vício em comida praticamente impossível de ser combatida com dieta. - O estudo mostra que o vício em drogas e a obesidade estão baseados no mesmo mecanismo neurobiológico - disse o professor Paul Kenny, que comandou o estudo. - Os animais perderam completamente o controle do comportamento nutricional, o primeiro sinal do vício. Os ratos continuaram a comer mesmo sabendo que tomariamn choques elétricos, provando como estavam determinados a comer junk food.

Quando os cientistas analisaram o cérebro dos ratos, descobriram que seu centro de prazer estava excessivamente estimulado, o que fazia com que os bichos comessem cada vez mais para se sentirem satisfeitos. O estudo, que durou três anos, foi publicado na revista "Nature Neuroscience", e identificou que foi fácil 'viciar' os ratos em comidas gordurosas como linguiça e cheesecake. - Quanto mais eles comiam gordura, mais preferiam os piores alimentos.

Em alguns casos, os ratos tinham que comer o dobro de calorias para se sentirem satisfeitos. Quando eles eram obrigados a seguir uma dieta à base de salada e frutas, eles simplesmente se recusavam a comer. Kenny explica que os ratos com comportamento compulsivo tinham menos receptores de dopamina D2 no cérebro. Uma quantidade baixa destes receptores, nos humanos, está associada a uma propensão maior ao vício e à obesidade. - Estes resultados comprovam o que os especialistas desconfiavam há muito tempo. Ingerir junk food em grandes quantidades modifica o sistema de recompensas do cérebro e estimula a compulsão - conclui o pesquisador.

Fonte: portal do consumidor
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você está aqui! Os comentários são moderados, lidos e depois aprovados. Deixe o seu recado! Fique com Deus!

Sobre o Blog

Aprenda como fazer uma dieta, através de dicas de emagrecimento e dietas de qualidade para uma vida saudável. Dicas para emagrecer, reeducação alimentar,receitas,cardápios de dietas,ômega 3, sementes de Chia, óleo de coco,beleza e saúde para você se sentir cada vez mais bela e o que é melhor, com saúde!
Designed By Blogger Templates